A Rota dos Vinhos do Alentejo

Com a criação do PROVA (Projecto de Viticultura do Alentejo), em 1977, foram criadas as condições técnicas para a implementação de um estatuto de qualidade no Alentejo, enquanto a ATEVA (Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo), fundada em 1983, foi arquitectada para promover a cultura da vinha nos diferentes terroirs do Alentejo.

Em 1988 regulamentaram-se as primeiras denominações de origem alentejanas, fundamento para o estabelecimento, em 1989, da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), garante da certificação e regulamentação dos vinhos do Alentejo.

A Rota dos Vinhos do Alentejo constitui um perfeito exemplo de harmonia entre o património vitivinícola e o legado histórico, cultural e natural de uma região. Mais do que um circuito temático, a Rota dos Vinhos do Alentejo permite ao visitante conhecer a gastronomia, o artesanato, os monumentos, a natureza e, claro, as “gentes alentejanas” que desde cedo conhecem a “arte de bem receber”... De Castelo de Vide ao Alvito, passando por Montemor-o-Novo, num total de 27 vilas e cidades, a Rota dos Vinhos do Alentejo está dividida em três itinerários: Rota de São Mamede, Rota Histórica e Rota do Guadiana, reunindo 44 produtores que, actualmente, dão o seu contributo para a dinamização do turismo vitivinícola da região.

  • Para encontrar mais sugestões, contacte connosco. Todas as Experiências são acompanhadas de guia.

    Contacte-nos
« Voltar | Topo da página | Imprimir página